MINHA OPINIÃO

Acompanhei a palestra do Senhor Ministro Juca Ferreira e também o seminário preparatório à esta palestra realizado em Porto Alegre no SESC Campestre. As informações prestadas pelo senhor ministro, na ocasião da palestra em PoA, foram de extrema importância. Entre essas informações está a de que os recursos obtidos, através das leis de incentivo, terão de ter uma contrapartida social.

Temos que ter cuidado para que esse item não se sobreponha ao item principal, que é o de fazer cultura. É mais saudável que se crie uma lei somente para projetos sociais. Vale ressaltar que acredito ser criminoso o uso de dinheiro público para eventos que serão usufruídos pela parcela mais abastada da população. Acredito que seja de suma importância os dois ítens que a seguir ressalto:

a) Impedir que a empresa use a parte que tem direito em incentivo fiscal em projeto cultural da própria empresa. Entendo que os recursos provenientes dos impostos são recursos públicos gerados pela eficiência da iniciativa privada. Por isso acredito ser justo os créditos, e os conseqüentes ganhos de imagem, gerados ao apoiar projetos de terceiros ou, melhor falando, dos atores culturais.

b) Impedir o Estado de captar recursos para o próprio estado. Não é justo que municípios e estados, que tem dotação orçamentária para realizar ações, dispute com a produção cultural os recursos disponibilizados pelas leis. As nossas preocupações foram apresentadas ao Ministério da Cultura no Seminário realizado em Porto Alegre e também por meio eletrônico no site do Ministério da Cultura.

Jacqueline Sanchotene
Jac Sanchotene Marketing Cultural
https://jacsanchotene.wordpress.com
http://vivagasometro.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s