Força Sindical RS promove Seminário “A Força do Pensamento”

Sexta-feira passada participei do seminário “A Força do Pensamento” promovido pela Força Sindical do RS. O debate foi muito interessante, o tema “cultura”muito importante. Entre os tópicos abordados esta o Vale- Cultura.

Fiquei muito orgulhosa por ter sido mediadora de uma das mesas.

A Força Sindical do RS meu muito obrigada!

 

 

 

 

Força do Pensamento
Leis de Incentivo à Cultura são tema da segunda parte do ciclo de palestras
18/3/2011

Cáurio, Jaqueline, Santi, Margarete e Assumção

A segunda rodada do Força do Pensamento teve três palestrantes que trataram do eixo Leis de Incentivo à Cultura (Descentralização e democratização do acesso). O primeiro a falar foi Álvaro Santi – Representante da SMC Porto Alegre – que destacou o papel da Xecretaria Municipal da Cultura de Poa no incentivo a produção cultural.


A mediação foi de Jaqueline Sanchotene.


Santi apresentou dados estatísticos das produções e o nível de exclusão das pessoas no acesso cultural. Também abordou os tipos de fundos e incentivos, privados e públicos, de projetos culturais. A grande novidade da palestra de Sandi foi a criação do Observatório da Cultura pela Prefeitura.


Uma das palestras mais interessante foi a de Vinícius Gentil Cáurio – Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo e Diversão do RS – que colocou a situação e condição dos trabalhadores do setor cultural em debate. Questões como segurança do trabalho foram muito discutidas, especialmente porque é alto o número de acidentes de trabalho no ambiente cultural e isso não é tratado na sociedade. Cáurio defende que as leis de incentivo destinem uma parcela para o trabalho dos profissionais do meio cultural.

Jeferson Assumção – Secretário Adjunto de Cultura do Estado do RS – abordou a questão da cultura sob a ótica do consumo e sob a ótica do acesso. Segundo ele, há um grande déficit no Brasil de infraestrutura cultural, especialmente bibliotecas, museus e teatros. O governo estadual pretende estimular novas práticas de políticas públicas de cultura, considerando a cidadania cultural do trabalhador.

A última palestrante foi Margarete Moraes – Coordenadora da Região Sul do Ministério da Cultura – que tratou de questões técnicas para concorrência por financiamentos junto ao governo federal. Margarete explicou os mecanismos do novo programa do Minc, o Pronac, e do Sistema Nacional de Cultura que vai gerenciar a função da cultura a nível nacional, estadual e municipal.

Ela elogiou a iniciativa do Força Sindical-RS e a titulação do evento: “Fiquei muito feliz com o nome do ciclo de palestras Força do Pensamento”, disse Margarete Moraes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s