Robert Redford

Faz hoje 75 anos: de galã a ícone dos independentes

Fundador do Festival de Sundance, ator ganhou Oscar Honorário por contribuição ao cinema

Foto: Getty ImagesAmpliar

Redford: o último galã clássico de Hollywood

Robert Redford, ícone de toda uma geração, ator de um estilo cinematográfico praticamente extinto, completa nesta quinta-feira (18) 75 anos como o último galã clássico de Hollywood. E mesmo assim, ele conseguiu se reinventar como diretor e presidente do Festival Sundance.

Intérprete de Sundance Kid, Johnny Hooker, Henry Brubaker e outros personagens marcantes, ele está mais maduro e assumiu a idade. No entanto, seu espírito continua transbordando talento e para o próximo ano prepara seu nono filme como diretor.

Trata-se de “The Company You Keep”,protagonizado por Shia LaBeouf, Susan Sarandon, Nick Nolte e ele mesmo, que novamente apostará no estilo reflexivo e pessoal que gerou resultados tão bons como “Nada é para Sempre” (1992) e “O Encantador de Cavalos” (1998).

Redford ganhou dois Oscar, o de melhor diretor por “Gente Como a Gente ” (1980) e o Oscar Honorário em 2002 por seu trabalho a favor do desenvolvimento do cinema. Essa estatueta levava inscrita a seguinte frase: “Ator, diretor, produtor, fundador do Sundance, inspiração dos produtores independentes e inovadores de todo o mundo”. Foi indicado em mais três ocasiões: melhor ator por “Golpe de Mestre” (1973), melhor diretor e melhor filme por “Quiz Show – A Verdade dos Bastidores” (1994) que também produziu.

O ator sempre foi sinônimo de liberdade e paixão pela natureza. Daí surgiu a ideia de fundir os conceitos dentro de um evento que criasse oportunidades para os novos cineastas. Assim nasceu o Festival de Sundance, o mais importante do mundo dedicado ao cinema independente. A primeira edição aconteceu em 1983 e pouco depois se transformou no berço de talentos de nomes como Quentin Tarantino, os irmãos Coen, Paul Thomas Anderson e Steven Soderbergh.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s