Movimento Cinema em Rede aposta na colaboração para viabilização de filmes

Depois da realização de seu primeiro longa Simone, o diretor colombiano radicado no Brasil Juan Zapata pretende reformular a ideia de Cinema em Rede para a viabilização de outros projetos.

Imagem
Juan Zapata

 O movimento Cinema em Rede inciado por Juan Zapata foi inspirado no Crowdfunding ou Financiamento Colaborativo, uma forma de tornar possíveis produções independentes de empresas ou indivíduos que estão tendo dificuldades na captação de recursos. Simone captou cerca de R$ 30 mil reais, valor baixo, mesmo para realização de filmes de pequeno orçamento.

Por outro lado, Zapata viu na ideia um incrível potencial mobilizador de pessoas. Todos os recursos humanos e materiais para a realização do filme foram conseguidos através da rede criada pelo movimento Cinema em Rede, desde as locações e restaurantes até os equipamentos, além da própria equipe. O produtor explica que o movimento conseguiu reunir mais de 20 empresas, entre produtoras e outras de fora do mercado audiovisual, que se integraram ao projeto do filme e apostaram na sua concretização.

Para Zapata, Simone – já em fase de finalização, é uma prova de que uma produção coletiva e participativa é possível. Por isso, passada a fase de maior concentração na produção do longa, pretende retomar e reformular o movimento Cinema em Rede. A ideia é formar um ponto de encontro para a mobilização de pessoas, tanto para enviar projetos quanto para colaborar na realização destes. “Assim, queremos integrar o maior número possível de pessoas a fim de que cada um possa ajudar a dar vida a esses projetos, prestando serviços ou dando apoio.”

 Sobre Simone:Imagem

O longa está em processo de finalização e deve estrear em novembro no circuito de festivais. A estreia nos cinemas deve acontecer no dia 17 maio de 2013, no Brasil e em outros oito países da América Latina. O filme também deve estrear no mercado europeu, através da parceria com uma distribuidora espanhola.

Paralelamente ao lançamento comercial em salas, o Simone terá lançamento transmedia, com versões personalizadas, incluindo acessibilidade universal e vários sub produtos como livros, documentários e uma web serie de 5 episódios, entre outros.

 Sinopse:

Simone tomou uma decisão. Após anos de relacionamentos com mulheres, ela resolveu estar com um homem pela primeira vez. O longa-metragem aborda a temática da liberdade sexual por meio das vivências de sua protagonista. Simone é uma história envolvente, rodeada de questionamentos íntimos e de incertezas. Baseado em fatos reais, o filme mistura elementos de ficção e documentário, brincando com a criação cênica e a montagem, criando um universo único, particular e íntimo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s