Muito bom! MinC no Pronatec!

Muito bom! MinC no Pronatec!

Ministério da Cultura é parceiro da Bolsa-Formação do PRONATEC

O Ministério da Cultura (MinC) atuará como parceiro demandante da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC. Assim como outros órgãos da administração pública federal, o MinC, agora, participa e colabora para consecução das finalidades da Bolsa-Formação do MEC, e possui a importante missão de negociar aproximadamente 50 mil vagas para formar e qualificar profissionais na área cultural, até o final de 2014.

Essa iniciativa faz parte da estratégia do MinC para fomentar as políticas de formação profissional em cultura, como instrumento importante para o fortalecimento da economia criativa e desenvolvimento econômico e social do País e contribuir para o cumprimento das metas 15 e 17 estabelecidas no Plano Nacional de Cultura (PNC), elevando os números de cursos técnicos habilitados pelo MEC no campo da arte e cultura e ampliando a oferta de vagas para os cidadãos brasileiros, além de promover o reconhecimento dos saberes culturais dos trabalhadores e trabalhadoras do segmento.

Os cursos da Formação Inicial e Continuada (FIC) articulada com a cultura têm como objetivo a qualificação e a formação profissional dos segmentos culturais. Em 2013 serão ofertados 26 cursos em 21 estados brasileiros no âmbito do FIC que terão carga horária mínima de 160 horas. Entre os cursos estão: Operador de áudio e câmera, fotógrafo, iluminador cênico, editor gráfico, organizador de eventos, entre outros.

A inclusão desses cursos de formação na área cultural é fruto também do trabalho do Minc em articulação com as cidades sedes da Copa e gestores de Cultura para suprir a demanda de formação profissional na área cultural para os eventos da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014

Neste momento, o MinC, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, está participando de diversas atividades do Encontro das Redes de Educação Profissional e Tecnológica e Demandantes da Bolsa-Formação, que está acontecendo em Brasília. O Encontro, que teve início na segunda-feira, dia 03, discute a execução 2012 e o planejamento 2013 do Pronatec, com atividades até quinta-feira (Dia 6). A meta do MEC é aproximar ofertantes e demandantes para articular as ofertas e demandas no Pronatec.

Nesta quarta-feira (5), no encontro de Pactuação Bolsa-Formação 2013, os demandantes e ofertantes se reuniram para atividades em grupo, divididos por unidade de federação, na Escola de Administração Fazendária. O MinC mobilizou um grupo de 14 representantes, das Representações Regionais de São Paulo, Rio de Janeiro/Espírito Santo, Minas Gerais, Norte, Nordeste, Bahia e Sul, da Secretaria de Economia Criativa e da Secretaria de Políticas Culturais, responsável pela coordenação das atividades do evento no âmbito da cultura, para colaborar nas ações de inclusão dos cursos de formação e qualificação articulados com a cultura.

‘Queremos estimular a formação profissional dos técnicos que sustentam às produções culturais e artísticas nos mais diversos campos. Integrar cultura e técnica é abrir caminhos para a participação de profissionais no mercado cultural, é um fator essencial para o desenvolvimento inclusivo’, ressaltou a diretora de Educação e Comunicação para Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes.

O PRONATEC

Criado pelo Governo Federal, em 2011, tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Dentre os objetivos constam, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; e aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

(Texto: Karina Miranda – SPC)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s