Novo projeto: Bancas Praça da Alfândega

Qualificará o espaço de trabalho dos artesãos e dos engraxates da Praça da Alfândega através da aquisição de 45 módulos de exposição do artesanato e de 13 cadeiras dos engraxates.

O desenho dos módulos e o memorial descritivo para sua execução foram elaborados de acordo com o projeto de restauração da praça coordenados pelo projeto MONUMENTA que coordena também este projeto.

bancaParalelamente a confecção de todo o equipamento serão realizadas entrevistas e pesquisa para o registro sobre a história dos personagens – engraxates e artesãos- em uma publicação

Também acontecerá a qualificação do trabalho dos artesãos em cursos e oficinas realizadas em parceria do Projeto Monumenta com a Associação dos Artesãos.

Nos últimos anos, o Centro de Porto Alegre vem passando por um processo de restauração tanto dos imóveis públicos quanto dos privados, além da recuperação de ruas, do resgate da história e de personagens que marcaram esse espaço.

Na Praça da Alfândega estão previstas séries de ações de animação que vai além do espaço público e do mobiliário.

Nesse contexto, tanto a Feira de Artesanato da Praça da Alfândega, em funcionamento há mais de 30 anos, quanto os engraxates, no local há 61 anos, são uma referência cultural para a Praça e necessitam acompanhar o processo de restauração do Centro.

Para isso, faz-se necessário equipamentos de qualidade, oferecer artesanato típico da região e serviço qualificado de graxa aos calçados dos que lá circulam.

Como eles próprios descrevem, “suas vidas se confundem com a história do local”.

Anúncios

Um comentário sobre “Novo projeto: Bancas Praça da Alfândega

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s