Novo projeto do Instituto de Arquitetos do Brasil RS “Memorial do IAB RS”

O IAB RS

ww.iabrs.org.br

O Dep. do RS do IAB foi criado em 19-03-1948 e a partir daí tornou-se uma entidade social e culturalmente proativa no contexto estadual e nacional, promovendo discussões e debates de temas de interesse da sociedade, mantendo-se ao lado da mesma. Em 1965, instalou-se em sede própria, à Rua Prof. Annes Dias, 166, onde passou a interagir com a comunidade, destacando-se a Livraria e o Bar do IAB como pontos de referência cultural. Em 1994, a entidade obteve do Governo estadual e Assembleia Legislativa o direito de restaurar e ocupar o Solar Conde de Porto Alegre, para onde se transferiu em 2001. O IAB RS vem promovendo a conclusão das obras de restauração e realocando no novo espaço um acervo material e imaterial de registros históricos acumulados, voltados à Arquitetura e ao Urbanismo, ligados à Cultura Nacional. Assegurar a permanência deste acervo é fundamental para o desenvolvimento cultural do Estado, pois se trata da memória de uma parte da história social, cultural e política do Rio Grande do Sul que deve ser preservada, organizada e disponibilizada ao público em geral.

O Projeto Memorial do IAB RS

O projeto Memorial do IAB RS trata-se da organização de um setor do IAB RS direcionado, especificamente, para tratar de acervo técnico e cultural existente, composto por fotografias, filmes, diapositivos, maquetes, manuscritos, plantas de edificações, memoriais técnicos, livros e edições históricas, instrumentos e equipamentos de trabalho. Foi concebido para dotar a entidade de setor destinado ao reconhecimento da Arquitetura e do Urbanismo como um dos formadores da sociedade em que se insere. Trata-se, portanto, de processo em permanente e inexorável progresso, necessitando de coleta, análise e resguardo permanente para apresentação e pesquisa da memória experienciada.O Memorial IAB RS oportuniza que a entidade passe a controlar seu compromisso para com a sociedade na qual se insere. Definidos pela ocupação de atividades relacionadas a arquivos, bibliotecas e Museus, implementado por profissionais dessas três instâncias, contratados para realização do presente, por prazo determinado. O Solar passa a reunir e disponibilizar um acervo coletado, catalogado e organizado. Todo esse trabalho será realizado na sede do IAB RS e será disponibilizado em formato digital para o público em geral. A salvaguarda e o desenvolvimento dos agentes e seus fazeres no estrito processo de desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo pré e pós-criação do IAB-RS em meados de Transformar os próprios do IAB-RS e do Solar Conde de Porto Alegre, agora indissociavelmente unidos, em vetor de participação ativa no processo cultural do Rio Grande do Sul.Reunir e sistematizar documentos, bibliografia, iconografia, cine-vídeofotografia, projetos, planos, materiais de trabalho e desenvolvimento profissional relacionados com a Arquitetura, o Urbanismo e com a própria História dessas atividades; Recolher, analisar, organizar e expor a história e seus autores, de forma didática ecientífica, da permanência da Arquitetura e do Urbanismo na sociedade;Promover a mostra, divulgação e aperfeiçoamento do acervo coletado e organizado através da criação de uma “Linha de Tempo” da Arquitetura e do Urbanismo do Rio Grande do Permitir a consulta de alunos, pesquisadores e da sociedade em geral de todo acervo resgatado e de formação e desenvolvimento do MEMORIAL IAB-RS.

O projeto conta com assessoria de imprensa e material gráfico de divulgação (folder, marcador de livro e libreto de registro da pesquisa).

O valor total do projeto  R$ 389.335,00, sendo que R$ 359.535,06 estão incentivados pela Lei Rouanet artigo 18º, o que possibilita o abatimento no Imposto de Renda em 100% do valor investido pelo patrocinador.

Como retorno de imagem ao Patrocinador temos:

• Vinculação da marca da empresa à marca do IAB, entidade com 65 anos de atuação no RS e 92 no Brasil, com amplo reconhecimento na sociedade;

• Banners e material promocional da empresa no eventos do IAB;

• Logomarga da empresa no material gráfico;

• Banner no site e no blog do IAB RS;

• Citação do patrocinador em todas as entrevistas e espaço conquistado na mídia,

• Nome da empresa divulgado para mais de 10 mil arquitetos do RS, através do mailling .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s